Cientistas norte-americanos acreditam que um sistema controlado pela língua poderia transformar a boca de deficientes em um computador virtual, os dentes em teclado e a língua no controle disso tudo.
"É possível ter controle total de todo o ambiente apenas com o movimento da língua", afirma Maysam Ghovanloo, coordenador da equipe de cientistas da Georgia Tech, responsáveis pela pesquisa.
Com o sistema em desenvolvimento, deficientes podem controlar cadeiras de rodas, eletrodomésticos e até computadores. Ainda falta muito para que o projeto seja concluído, mas os primeiros testes são encorajadores, segundo a agência AP.
Este sistema traria vantagens sobre outros que são normalmente usados por deficientes hoje, e que são muito cansativos ou oferecem um número muito limitado de comandos.
O projeto da Georgia Tech cria um teclado virtual com um ímã de cerca de três milímetros de largura colocado na ponta da língua. O movimento do ímã é detectado por sensores nas bochechas, que enviam os dados para um receptor acoplado à cabeça.
As informações são processadas por um software que converte o movimento em comandos para cadeiras de rodas ou eletrônicos.
Os usuários determinam seis comandos diferentes: esquerda, direita, para frente, para trás, um clique, dois cliques. O objetivo dos pesquisadores é poder adicionar dezenas de comandos a estes seis.
Os resultados animadores dos primeiros testes garantiram à equipe uma bolsa de US$ 120 mil da Fundação Nacional de Ciência dos Estados Unidos e outra de US$ 150 mil da Fundação Christopher and Dana Reeve.
Fonte :Redação Terra