Google
 

sexta-feira, novembro 14, 2008

Robô Imita As Expressões Faciais Humanas

Jules(ROBÔ) tem 34 motores para imitar expressões humanas.

Ele ajuda a criar interação mais convincente com humanos. Ele identifica as expressões das pessoas, para reagir corretamente.

Pesquisadores britânicos apresentaram um robô capaz de imitar com precisão dez expressões faciais dos humanos -- como a alegria, tristeza e preocupação.

O jornal “Telegraph”, diz que esse projeto ajudará na criação de uma nova geração de humanóides, com capacidade de interagir de forma convincente com as pessoas. Jules, o robô expressivo, é resultado de um trabalho de três anos e meio desenvolvido no Laboratório de Robótica de Bristol (BRL), ligado à Universidade de Bristol.
Os olhos da robô são câmeras que identificam as expressões faciais das pessoas com quem interage. Esses dados são convertidos em instruções, para que a máquina use seus 34 motores faciais e reaja adequadamente às expressões humanas – se alguém der uma bronca em Jules, por exemplo, ele ficará chateado.
A “pele,” feita de uma substância chamada Flubber, é elástica e flexível.

O projeto será útil para tornar a interação entre máquinas e humanos mais natural, diz Peter Jaeckel, especialista em emoção artificial, empatia artificial e humanóides do BRL,

“A aparência e o comportamento dos robôs precisam ser aperfeicionados, para atender às expectativas nas experiências sociais, assim os humanos se sentirão mais a vontade com eles.
Fonte:http://www.g1.globo.com