Google
 

quinta-feira, julho 31, 2008

Painéis solares ainda são uma opção cara de energia elétrica


Apesar de serem uma excelente alternativa para o combate a poluição, comparados com outras formas de geração de eletricidade, os painéis solares ainda não compensam em termos de economia doméstica.O custo de aquisição e instalação desses painéis são maiores do que o dinheiro que será economizado na conta de energia elétrica paga durante toda a vida útil dos painéis (20 anos para os que utilizam membrana fina e 25 anos para os painéis fotovoltaicos). A estimativa é que eles terminem custando cerca de 2,5 vezes o valor de toda a eletricidade que irão produzir.A expectativa é que sejam adotados incentivos governamentais que promovam a utilização dessa fonte alternativa de energia elétrica em todo o mundo.Portugal é um dos países que mais promovem a utilização de energia elétrica utilizando painéis solares através de leis que incentivam seu uso em residências. Este país possui também o maior fabricante mundial de painéis solares a empresa Energie que fabrica cerca de 90 mil painéis solares termodinâmicos por ano, sendo que cerca de 60% da produção é consumida no mercado nacional, e os restantes 40% exportados para países como Espanha, França, Estados Unidos, Irlanda, Reino Unido, Bélgica, Luxemburgo, Itália e Alemanha.Como funcionam os painéis solares:A eletricidade solar ou energia fotovoltaica que é a produção de energia elétrica a partir da radiação solar não deve ser confundida com outras formas de energia, em particular o calor, a partir da radiação solar - que é chamada energia solar térmica.Um painel ou módulo solar é um conjunto de células solares ligadas entre si que produzem eletricidade ao serem expostas à radiação solar. Cada célula é feita de material semicondutor ( material cuja condutividade elétrica aumenta ao ser exposto à radiação ) que é processado de modo a manter um campo elétrico constante.
A maioria dos painéis solares elétricos instalados no mundo (cerca de 90%) são feitos de silício cristalino mas alguns fabricantes utilizam também painéis de silício amorfo como os que são utilizados nas calculadores portáteis.Outros materiais como o cadmium telluride (CdTe) ou o Cobre Indio Desilenio (CuInSe2 ou CIS) os chamados painéis de membrana fina, também são utilizados pela indústria. Além desses tem ainda outros de utilização em situações em que o custo não é fundamental, como na indústria espacial, como nos satélites por exemplo onde são utilizados painéis de materiais mais caros como arsenieto de gálio e células compostas.Quando não há sol, a energia utilizada é a que foi acumulada em baterias. Embora por questões de economia de dinheiro os painéis solares ainda não sejam muito atraentes, sua utilização colabora em muito para a preservação de nosso planeta. Calcula-se que para fabricar células solares de silício o retorno energético é obtido em 2 anos, ou seja, esse seria o tempo em que os painéis levariam para retornar a energia que foi gasta para produzi-lo. Como a vida útil desses painéis é de 25 anos pode-se concluir que um painel solar produzirá ao longo da sua vida dez vezes mais energia do que aquela que foi necessária para o fazer.Fontes: http://www.inovacaotecnologica.com.br/http://solar.fc.ul.pt/faq.htmhttp://engenhariacivil.wordpress.com/2007/08/19/maior-fabrica-mundial-de-paineis-solares-em-portugal/

segunda-feira, julho 28, 2008

Dicas de Sucesso de um bilionario




Vida de um bilionário...Warren Buffet....alguns aspectos interessantes de sua vida

Houve uma entrevista de uma hora, na CNBC, com Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, que recentemente fez uma doação de 31 bilhões de dólares para a caridade. A seguir, alguns aspectos interessantes de sua vida.


1.. Comprou a sua primeira ação aos 11 anos, e hoje lamenta tê-lo feito tardiamente! As coisas eram baratas naquele tempo...
Incentive seus filhos a investirem.

2. Comprou uma pequena fazenda aos 14 anos, com as economias oriundas da entrega de jornais. Pode-se comprar muitas coisas com pequenas economias. Incentive seus filhos a iniciarem algum tipo de negócio.

3. Ainda vive na mesma casa modesta, de 3 quartos , no distrito de Omaha, a qual comprou após se casar, 50 anos atrás. Diz ele que tem tudo o que precisa naquela casa. Sua casa não possui muros nem cercas. Não compre mais do que você 'realmente precisa', e incentive seus filhos a fazerem e pensarem o mesmo.

4. Dirige seu próprio carro para todo lugar, e não tem motorista particular, nem equipe de segurança à sua volta. Você é o que é...

5. Nunca viaja em jato particular, embora seja proprietário da maior companhia aérea privada do mundo. Pense sempre num jeito de realizar as coisas de maneira econômica.

6. Sua empresa, Berkshire Hathaway, possui 63 companhias. Escreve apenas uma carta anual aos principais executivos destas companhias, dando-lhe as metas para o ano. Nunca promove encontros nem os convoca habitualmente. Nomeie as pessoas certas para as missões certas.

7. Transmitiu aos seus executivos somente duas regras:
Regra nº 1: não perca nenhum centavo do dinheiro de seu acionista.
Regra nº 2: não se esqueça da regra nº 1.
Estabeleça metas e certifique-se de que as pessoas nelas se concentrem.

8. Não costuma freqüentar a alta-sociedade. Seu passatempo, após chegar em casa, é fazer ele mesmo um pouco de pipoca e assistir a televisão. Não tente se mostrar, simplesmente seja você mesmo e faça aquilo que gosta de fazer.

9. Warren Buffet não usa telefone celular, nem tem computador sobre sua mesa.

10. Bill Gates, o homem mais rico do mundo, encontrou-se com ele, da primeira vez, cinco anos atrás. Bill Gates achava que nada tinha em comum com Warren Buffet. Portanto, programara seu encontro apenas por meia hora. No entanto, quando Gates o encontrou, este encontro perdurou por dez horas, e hoje em dia, Bill Gates o considera o seu guru.

Seus conselhos aos jovens:

'Fique longe de cartões de crédito e empréstimos bancários, invista o seu dinheiro em você mesmo, e lembre-se:

A. O dinheiro não cria o homem, mas é o homem quem criou o dinheiro.

B. Viva a sua vida da maneira mais simples possível.

C. Não faça o que os outros dizem - ouça-os, mas faça aquilo que você se sente bem ao fazer.

D. Não se apegue às grifes famosas; use apenas aquelas coisas em que você se sinta confortável.

E. Não desperdice o seu dinheiro em coisas desnecessárias; ao invés disto, gaste nas coisas que realmente precisa.

F. Afinal de contas, a vida é sua ! Então, por que permitir que os outros estabeleçam leis em sua vida ?'


' As pessoas MAIS FELIZES NÃO TEM, necessariamente, as 'MELHORES' COISAS. Elas simplesmente APRECIAM aquilo que tem'.

Enviado por email.

domingo, julho 27, 2008

Charles Chaplin e a Amizade

“O tempo, a ausência e a distância jamais poderão tirar do meu coração a
imagem daqueles que souberam cativar a minha amizade. Cada pessoa que passa
em nossa vida passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a
outra. Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, mas não vai sozinha e
não nos deixa só, porque leva um pouco de nós e deixa um pouco de si... Essa é a
mais bela responsabilidade da vida e a prova de que não nos encontramos por
acaso."
Charles Chaplin

quinta-feira, julho 03, 2008

A Vida Através Da Janela - Uma História Comovente

Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital.

Um deles podia se sentar na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para que os fluidos circulassem nos seus pulmões.

A sua cama estava junto da única janela do quarto. O outro homem tinha que ficar sempre deitado de costas.
Os homens conversavam horas e horas. Falavam das suas mulheres, famílias, das suas casas, dos seus empregos, dos seus aeromodelos, onde tinham passado as férias...
E todas as tardes, quando o homem da cama perto da janela se sentava, passava o tempo a descrever ao seu companheiro de quarto todas as coisas que conseguia ver do lado de fora da janela.
O homem da cama do lado começou a viver à espera desses períodos de uma hora, em que o seu mundo era alargado e animado por toda a atividade e cor do mundo do lado de fora da janela.
A janela dava para um parque com um lindo lago. Patos e cisnes, chapinhavam na água enquanto as crianças brincavam com os seus barquinhos. Jovens namorados caminhavam de braços dados por
entre as flores de todas as cores do arco-íris. Árvores velhas e enormes acariciavam a paisagem e uma tênue vista da silhueta da cidade podia ser vislumbrada no horizonte.

Enquanto o homem da cama perto da janela descrevia isto tudo com extraordinário pormenor, o homem no outro lado do quarto fechava os seus olhos e imaginava as pitorescas cenas.

Um dia, o homem perto da janela descreveu um desfile que ia passar:
Embora o outro homem não conseguisse ouvir a banda, conseguia vê-la e ouvi-la na sua mente, enquanto o outro senhor a retratava através de palavras bastante descritivas.

Dias e semanas passaram. Uma manhã , a enfermeira chegou ao quarto trazendo água para os seus banhos, e encontrou o corpo sem vida, o homem perto da janela, que tinha falecido calmamente enquanto dormia.

A enfermeira ficou muito triste e chamou os funcionários do hospital para que levassem o corpo.
Logo que lhe pareceu apropriado, o outro homem perguntou se podia ser colocado na cama perto da janela. A enfermeira disse logo que sim e fez a troca.

Depois de se certificar de que o homem estava bem instalado, a enfermeira deixou o quarto.
Lentamente, e cheio de dores, o homem ergueu-se, apoiado no cotovelo, para contemplar o mundo lá fora. Fez um grande esforço e lentamente olhou para o lado de fora da janela que dava, afinal, para uma
parede de tijolo!

O homem perguntou à enfermeira o que teria feito com que o seu falecido companheiro de quarto lhe tivesse descrito coisas tão maravilhosas do lado de fora da janela.
A enfermeira respondeu que o homem era cego e nem sequer conseguia ver a parede. Talvez quisesse apenas passar alguma coragem pra ele...



Moral da História:
Existe uma felicidade tremenda em fazer os outros felizes, apesar dos nossos próprios problemas.
A dor partilhada é metade da tristeza, mas a felicidade, quando partilhada, é dobrada.
Se vc quer se sentir rico, conta todas as coisas que você tem que o dinheiro não pode comprar.

'O dia de hoje é uma dádiva, por isso é que o chamam de presente.'