Google
 

terça-feira, agosto 25, 2009

Frases - Liberdade de Imprensa

"POR QUE DEVERÍAMOS ACEITAR A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE IMPRENSA? POR QUE DEVERIA UM GOVERNO, QUE ESTA FAZENDO O QUE ACREDITA ESTAR CERTO, PERMITIR QUE O CRITIQUEM? ELE NÃO ACEITARIA A OPOSIÇÃO DE ARMAS LETAIS. MAS IDÉIAS SÃO MUITO MAIS FATAIS QUE ARMAS."

Vladimir Ilyich Lenin (1870-1924)

 

"UMA VEZ QUE A BASE DE NOSSO GOVERNO É A OPINIÃO DO POVO, NOSSO PRIMEIRO OBJETIVO DEVERIA SER MANTÊ-LA INTACTA. E, SE COUBESSE A MIM DECIDIR SE PRECISAMOS DE UM GOVERNO SEM IMPRENSA OU DE UMA IMPRENSA SEM GOVERNO, EU NÃO HESITARIA UM MOMENTO EM ESCOLHER A SEGUNDA SITUAÇÃO."

Thomas Jefferson (1743-1826)

 

As duas frases acima sobre liberdade de imprensa foram proferidas por dois líderes políticos da história mundial. Nos Estados Unidos de Thomas Jefferson  a herança da liberdade de expressão pode ser notada nos editoriais dos jornais americanos que com freqüência destilam ácidas críticas aos representantes do governo. Outro exemplo do legado democrático de Jefferson são os documentários de Michael Moore como ‘Tiros em Columbine’  e ‘Fahrenheit 11 de Setembro’.

Já no caso do líder revolucionário Vladimir Lenin, os resultados foram observados ao longo da história da Rússia: A rigorosa censura dos meios de comunicação ajudou a manter durante anos o autoritarismo que silenciou dissidentes e opositores do regime. As conseqüências foram desastrosas para Rússia que se fragmentou e rumou para decadência.

 

Referência: revista VEJA