Google
 

quarta-feira, maio 12, 2010

Alimentos que emagrecem - ajudam a emagrecer

Vamos ser sinceros: existem momentos em que queremos perder peso rapidamente. Mas, para que o emagrecimento seja feito com saúde, é preciso seguir algumas regrinhas. A primeira, claro, é consultar um especialista. Só ele poderá dizer o que o seu corpo precisa e montar um plano alimentar adequado para suas necessidade.

A outra é privilegiar sempre os nutrientes dos pratos, em vez de focar apenas nas calorias. Fibras, proteínas magras e gorduras do bem, além das frutas e dos legumes, devem estar no topo da sua lista. Confira as sugestões dos melhores alimentos para emagrecer rapidamente sem passar fome, de acordo com os últimos estudos científicos publicados:

Fibras
:: Comer pelo menos 20 gramas de fibras diariamente, provenientes de grãos integrais, frutas e verduras, ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Um estudo publicado no ano passado pela Brigham Young University College of Health and Human Performance, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres que comem mais fibras engordam menos a medida em que envelhecem.

Cálcio e vitamina D
:: Comer três porções diárias de alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como os laticínios magros, ajudam a diminuir a perda de massa muscular e facilitam a manutenção do peso, indica estudo divulgado pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health.

Gorduras boas
:: As gorduras monossaturadas e os ácidos graxos, encontrados em nozes, óleos vegetais, abacate, alguns peixes e até mesmo alguns chocolates, também aumentam a sensação de saciedade após as refeições. Também acabam com a vontade de beliscar, aponta uma pesquisa australiana.

Proteínas magras
:: Comer peixes, frango, peru ou cortes magros de carne vermelha ajudam a fornecer nutrientes essenciais e ainda diminuem a fome. Em um estudo feito em 2009 nos Estados Unidos, as pessoas que comiam mais proteínas no café da manhã (como um ovo com o pão), sentiam menos fome e comiam menos calorias ao longo do dia do que aquelas que comiam pouca proteína na primeira refeição.

Água
:: Estudos feitos pela Stanford Prevention Research Center sugerem que a ingestão de água pode ajudar a emagrecer de duas maneiras. A primeira é que quanto mais água você ingere, mais calorias você queima. A segunda é que, ao substituir bebidas açucaradas ou sucos por água, fica mais fácil controlar o desejo de doces e economiza calorias.

Chá verde
:: Rico em catequinas, antioxidantes que estimulam o metabolismo, o chá pode ajudar quem quer perder os pneuzinhos. Uma pesquisa feita pelo USDA Human Nutrition Research Center on Aging na Universidade de Tufts mostrou que beber três copos de chá verde diariamente pode dobrar a velocidade da perda de peso. Combinar o chá com frutas cítricas, como laranja ou limão, é ainda melhor. Elas estimulam a absorção das catequinas e faz com que o corpo absorva ainda mais vitaminas.

Fonte:AGÊNCIA O GLOBO