Google
 

quarta-feira, junho 30, 2010

Omega-3 quais peixes consumir?

 

As gorduras polinsaturadas da série ômega-3 apresentam ações benéficas sobre o sistema cardiovascular. As principais fontes de ômega-3 são os peixes como a sardinha,  cavala, arenque e salmão.Um recente estudo demonstrou qual seria a quantidade ideal, em relação à ingestão destes peixes, bem como, a sua melhor forma de preparo.  

O grupo de indivíduos que participaram do estudo era composto por 82.243 homens e 103.884 mulheres, de várias etnias, e com idades variando entre 45 e 75 anos. Os participantes não tinham história pregressa de doença cardíaca. Globalmente, os homens que ingeriram cerca  de 3,3 gramas por dia de ômega-3  apresentaram um risco 23% menor de morte cardíaca, em comparação com aqueles que ingeriram apenas 0,8 gramas diárias.

O efeito protetor do ômega-3  em mulheres também foi observado, no entanto, estes benefícios não foram diretamente relacionados à quantidade de peixe ingerida. Japoneses e havaianos comem peixe com mais frequência em comparação com os caucasianos, afrodescentes e latinos.

Durante a média 11,9 anos de acompanhamento, um total de 4.516 mortes cardiovasculares foram registradas.O modo de preparo destes peixes também foi um fator determinante dos benefícios cardioprotetores.O ideal é ingerir os peixes de forma crua, cozida ou assada, ao invés de frita ou conservada no sal.

Apesar de algumas limitações do estudo, os pesquisadores concluem que os resultados do estudo podem ajudar a educar as pessoas sobre a quantidade de peixe necessária a ser ingerida, e como este peixe deve ser preparado. Desta forma, o objetivo de prevenir as doenças cardiovasculares poderá ser alcançado de uma forma mais satisfatória.

Fonte: American Heart Association’s Scientific Sessions.