Google
 

quarta-feira, julho 21, 2010

Hotel California - Letra traduzida - curiosidades

Hotel Califórnia - Eagles

Numa estrada escura e abandonada, vento fresco em meus cabelos,

Cheiro morno de baseado se arguendo pelo ar.

Logo a frente a distância eu vi uma luz trêmula.

Minha cabeça ficou pesada e minha visão embaçou,

Eu tive que parar para dormir.

 

Lá estava ela na entrada da porta;

Eu ouvi o sino da recepção

e estava pensando comigo mesmo:

"Isso poderia ser o Céu ou o Inferno".

 

Então ela acendeu um candelabro e me mostrou o caminho.

Havia vozes pelo corredor,

Eu acho que ouvi elas dizerem...

 

Bem-vindo ao Hotel Califórnia,

Que lugar encantador (2x)

Que rosto encantador.

Vários quartos no Hotel Califórnia,

Qualquer época do ano,

você pode nos encontrar aqui.

 

Sua mente é depravada, ela tem um Mercedes-Benz,

Ela tem vários lindos, lindos rapazes, que ela chama de amigos.

Como eles dançam no jardim, doce suor de verão,

Alguns dançam para lembrar, alguns para esquecer.

 

Então eu chamei o Capitão,

"Por favor, traga-me meu vinho".

Ele disse: "Nós não temos este espírito aqui desde 1969.

E ainda assim aquelas vozes estão chamando, à distância,

Te acordando no meio da noite

Só para ouví-las dizerem...

 

Bem-vindo ao Hotel Califórnia,

Que lugar encantador (2x)

Que rosto encantador.

Nós estamos vivendo no Hotel Califórnia,

Que surpresa agradável (2x)

tragam seus álibis.

 

Espelhos no teto,

Champagne Rosê no gelo,

E ela disse: "Nós somos todos apenas prisioneiros aqui, por nossa própria conta"

E no aposento do mestre,

Eles se reuniram para a festa.

Eles apunhalavam aquilo com seus punhais de aço,

Mas simplesmente não podiam matar a besta.

 

A última coisa que me lembro, eu estava

Correndo para a porta

Eu tinha de encontrar a passagem de volta

Para o lugar onde estava antes.

"Relaxe", disse o porteiro,

 

"Nós somos programados para receber

Você pode assinar a saída quantas vezes quiser,

Mas você nunca poderá sair!"

 

No site WWW.songfacts.com tem várias curiosidades a respeito deste clássico do rock e de várias outras músicas, vale a pena conferir.

Foi de lá que eu pesquei esta curiosidade sobre a composição de Hotel Califórnia:

A música teria sido inspirada numa canção do Jethro de 1969 chamada ‘We Used to Know’ do álbum Stand Up. A progressão de acordes são quase idênticas e as bandas fizeram uma turnê juntas antes que o Eagles gravasse ‘Hotel California’ .

Numa entrevista para a rádio BBC, o líder do Jethro, Ian Anderson disse rindo que estaria ainda esperando pelos royalties. Numa outra entrevista para o site Songfacts (de onde eu tirei este texto) ele não considera que Hotel California tenha sido tomada emprestada de uma canção dele: ‘É difícil de encontrar uma sequência de acordes que ainda não tenha sido usada e que não tenha sido referenciada em várias peças musicais. Na progressão harmônica há quase uma certeza matemática de que você vai se deparar com as mesmas coisas cedo ou tarde se você sentar prá tocar alguns acordes na guitarra. Não há com certeza nenhum censo de plágio relacionado a isso no meu ponto de vista, embora eu cite algumas vezes em forma de piada que eu aceite isso como uma espécie  tributo (homenagem feita pelo Eagles)”;