Google
 

quarta-feira, março 30, 2011

O Bem Como Meta de Vida - Divaldo Franco - Joanna de Ângelis

O Bem é a Meta

Livro: Momentos Enriquecedores  - Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

 

Surge a Era Nova.

O sol da esperança desbasta as trevas da ignorância.

Pequenos grupos de servidores verdadeiros do Evangelho, no silêncio da renúncia, estão levantando os pilotis sobre os quais será erguida a Era Nova.

Sem alarde, em luta ingente, esses corações convidados constituem segurança para o mundo melhor de amanhã.

Não obstante o vendaval, as ameaças do desequilíbrio e o predomínio aparente das forças da violência, o bem, como fluido de libertação, penetra todo o organismo terrestre preparando o mundo novo.

 

Não engrossam as fileiras dos desanimados, nem aplaudem a insensatez dos perversos ou apóiam a estultícia dos vitoriosos da ilusão.

Quem aprendeu a confiar em Jesus põe as suas raízes na verdade.

São minoria, não, porém, grupo ao abandono.

Todos os grandes ideais da humanidade surgem em pequeninos núcleos, que se alargam em gerações após gerações.

O Cristianismo restaurado, por sua vez, é a doutrina do amanhã, no enfoque espírita, porque, enquanto a mensagem de Jesus teve de destruir as bases do paganismo para erguer o santuário do amor, o Espiritismo deve apenas erigir, sobre o Cristianismo, o templo luminoso da caridade.

Chamados para este ministério, não duvidam, alegrando-se por ter seus nomes inscritos, como diz o Evangelho, no livro do reino dos céus e serem conhecidos do Senhor.

* * * * *

Filhos da alma, nunca desistam de fazer o bem, face ao aparente triunfo do mal em desgoverno, em torno de suas vidas.

Passada a tempestade, a luz volta a fulgir.

A sombra é somente ausência da claridade. Não é real.

Só Deus é Vida; somente o Bem é meta.

 

(recebido por email )

 

terça-feira, março 29, 2011

Quando me amei de verdade

Autores: Kim e Alison McMillen no livro livro "When I Love Myself Enough". Publicado em 2001

 

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.

E então, pude relaxar.

Hoje sei que isso tem nome…Auto-estima.

 

Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.

Hoje sei que isso é…Autenticidade.

 

Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.

Hoje chamo isso de… Amadurecimento.

 

Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.

Hoje sei que o nome disso é… Respeito.

 

Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável… Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.

Hoje sei que se chama… Amor-próprio.

 

Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.

Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.

Hoje sei que isso é… Simplicidade.

 

Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei menos vezes.

Hoje descobri a… Humildade.

 

Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.

Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é…Plenitude.

 

Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.

Tudo isso é… Saber viver!!!

 

(Esse texto muitas vezes é erroneamente atribuído a Charles Chaplin mas na verdade as autoras são Kim e Alison McMillen.)

 

 

sexta-feira, março 18, 2011

Coragem para Mudar - Texto Espirita


Adaptado do Livro: Revelações da Luz  de Camilo & J. Raul Teixeira


Muitos dos conflitos que afligem o ser humano decorrem dos padrões de comportamento que ele próprio adota em sua jornada terrestre.

É comum que se copiem modelos do mundo, que entusiasmam por pouco tempo, sem que se analisem as conseqüências que esses modos comportamentais podem acarretar.

Não se tem dado a devida importância ao crescimento e ao progresso individual dos seres.

Alguns crêem que os próprios equívocos são menores do que os erros dos outros.

Outros supõem que, embora o tempo passe para todos, não passará do mesmo modo para eles.

Iludem-se no sentido de que a severidade das leis da consciência atingirá somente os outros.

Embriagados pelo orgulho e pelo egoísmo deixam-se levar pelos desvarios da multidão sem refletir a respeito do que é necessário realmente buscar-se.

É chegado o momento em que nós, espíritos em estágio de progresso na Terra, devemos procurar superar, de forma verdadeira, o disfarçado egoísmo, em busca da inadiável renovação.

Provocados pela perversidade que campeia, ajamos em silêncio, por meio da oração que nos resguarda a tranqüilidade.

Gastemos nossas energias excedentes na atividade fraternal e voltada à verdadeira caridade.

Cultivemos a paciência e aguardemos a benção do tempo que tudo vence.

Prossigamos no compromisso abraçado, sem desânimo, sem vãs ilusões, confiando sempre no valor do bem.

* * * * *

É muito fácil desistir do esforço nobre, comprazer-se por um momento, tornar-se igual aos demais, nas suas manifestações inferiores.

Todavia, os estímulos e gozos de hoje, no campo das paixões desgovernadas, caracterizam-se pelo sabor dos temperos que se convertem em ácido e fel, passados os primeiros momentos.

Aprendamos a controlar nossas más inclinações e lograremos vencer se perseverarmos no bom combate.

Convertamos sombras em luz.

Modifiquemos hábitos danosos, em qualquer área da existência, começando por aqueles que pareçam mais fáceis de serem derrotados.

Sempre que surgir a oportunidade, façamos o bem, por mais insignificante que nosso ato possa parecer.

Geremos o momento útil e aproveitemo-lo.

Não nos cabe aguardar pelas realizações grandiosas, e tampouco podemos esperar glorificação pelos nossos acertos.

O maior reconhecimento que se pode ter por fazer o que é certo é a consciência tranqüila.

Toda ascensão exige esforço, adaptação e sacrifício, enquanto toda queda resulta em prejuízo, desencanto e recomeço.

Trabalhemos nossa própria intimidade, vencendo limites e obstáculos impostos, muitas vezes, por nó mesmos.

Valorizemos nossas conquistas, sem nos deixarmos embevecer e iludir por essas vitórias.

Há muitas paisagens, ainda, a percorrer e muitos caminhos a trilhar.

Somente a reforma íntima nos concederá a paz e a felicidade que almejamos.

A mudança para melhor é urgente, mas compete a cada um de nós, corajosa e individualmente, decidir a partir de quando e como ela se dará.

 

(Este texto assim como outros tantos postados aqui foram recebidos via e-mail do amigo Rey)

 

terça-feira, março 15, 2011

Para Que Se queixar da Vida?

O texto abaixo de autoria do mentor Emmanuel e psicografado por Chico Xavier foi publicado no Livro “Segue-me” e nos faz refletir sobre nossa tendência em nos queixarmos da vida...

 

 

Benção de Sol

     Emmanuel & Francisco Cândido Xavier

"... Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, nos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados". - Paulo. (Hebreus, 12:15).

É razoável estejamos sempre cautelosos a fim de não estendermos o mal ao caminho alheio. Os outros colhem os frutos de nossas ações a oferecem-nos, de volta, as reações conseqüentes.

 

Daí, o cuidado instintivo em não ferirmos a própria consciência, seja policiando atitudes ou selecionando palavras, para que vivamos em paz à frente dos semelhantes, assegurando tranqüilidade a nós mesmos.

Em muitas circunstâncias, contudo, não nos imunizamos contra os agentes tóxicos da queixa. Superestimamos nossos problemas, supomos nossas dores maiores e mais complexas que as dos vizinhos e, amimalhando o próprio egoísmo, cultivamos indesejável raiz de amargura no solo do coração. Daí brotam espinheiros mentais, suscetíveis de golpear quantos renteiam conosco, na atividade cotidiana, envenenando-lhes a vida.

 

Quantas sugestões infelizes teremos coagulado no cérebro dos entes amados predispondo-os à enfermidade ou à delinqüência com as nossas frases irrefletidas! Quantos gestos lamentáveis terão vindo à luz, arrancados da sombra por nossas observações vinagrosas.

 

Precatemo-nos contra semelhantes calamidades que se nos instalam nas tarefas do dia-a-dia, quase sempre sem que venhamos a perceber. Esqueçamos ofensas, discórdias, angústias e trevas, para que a raiz da amargura não encontre clima propício no campo em que atuamos.

Todos necessitamos de felicidade e paz; entretanto, felicidade e paz solicitam amor e renovação, tanto quanto o progresso e a vida pedem trabalho harmonioso e bênção de Sol.

 

sexta-feira, março 11, 2011

SIPAT Frases,Temas,Faixas, Apresentações sobre Segurança e Prevenção de Acidentes no Trabalho



(Foto de Yury Kim: https://www.pexels.com/pt-br/foto/homem-carregando-cachimbo-cinza-585419/)

Abaixo estão listadas algumas frases sobre segurança no trabalho. É freqüente que na semana de prevenção de acidentes no trabalho (SIPAT) sejam feitos concursos nas empresas visando principalmente conscientizar os trabalhadores sobre a importância de da segurança no trabalho e de se prevenirem contra acidentes.

A SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, foi tornada obrigatória no Brasil constando na alínea 0, item 5.16 da NR 5, da portaria do Ministério do Trabalho e Emprego DSST n° 8/99.

Veja abaixo algumas frases que já participaram interessantes que podem ser usadas para serem feitos faixas e cartazes para participar em concursos da SIPAT.

Talvez algumas dessas frases possa inspirá-lo a criar outras frases interessantes sobre prevenção e segurança no trabalho.

• Suas mãos levam para casa o sustento de sua família. São também a sua ferramenta mais preciosa e insubstituível. Cuide delas e evite colocá-las em lugares perigosos.

• Se o presente é sem segurança, o futuro será sem esperança;

• Segurança é objetivo de todos;

• Não há palavras e nem frases que possam nos manter seguros, há somente ações;

• Seja atencioso, a segurança no trabalho é um bem precioso;

• Segurança é saúde. Pratique esta idéia;

• SIPAT- da prevenção, nasce o êxito;

• Torne a segurança parte do seu dia a dia;

• Trabalhe com segurança, pois alguém te espera sorrindo;

• Trabalhe com segurança porque alguém espera por você;

• Trabalhe com segurança proteja a sua vida;

• Seja seguro, aceite o conselho de um amigo;

• Você é a ferramenta mais valiosa da empresa, evite acidente;

• Abra as portas para a Segurança, você é a chave;

• Não destrua em segundos, o que se levou anos para construir;

• Perca um segundo na vida e não a vida em um segundo;

• Não tente, não invente se não é capaz, Chame quem sabe, não arrisque jamais

• Evite o acidente, o inimigo é voraz;

• Antes de iniciar qualquer trabalho, seja na fábrica ou em casa, lembre-se que segurança vem em 1º lugar;

• Há coisas que nos causam momentos desagradáveis, mas nos proporcionam uma vida saudável. Use EPI;


Foto de Chevanon Photography: https://www.pexels.com
• A vida é um dom de Deus, cuide bem dela: trabalhe com segurança;

• Segurança: já refletiu sobre ela hoje? Já pensou na sua vida amanha?

• “Quem é profissional não se ilude, segurança é atitude!”

• “Quando plantamos consciência e segurança, colhemos paz, alegria e esperança.”

• “Praticar a segurança é agarrar-se à vida e não deixar que nos escape entre os dedos.”

• “Se você jurar lealdade à segurança, ela nunca trairá você.”

• “Não deixe a energia que há em você ser interrompida pela falta de segurança.”

• “Pense no quanto o seu trabalho é importante para você, trabalhe com segurança, que qualidade de vida você vai ter.”

• “Seja prudente, evite acidentes, agindo assim todo dia, garanta mais qualidade de vida.”

• “Seja atencioso, a segurança no trabalho é um bem precioso .”

Outras frases que já participaram de concursos de frases, cartazes e temas para a Semana de Segurança no Trabalho SIPAT:

“A segurança e a qualidade de vida de todos dependem das ações seguras de cada um.”

“Na corrente da VIDA o elo mais importante é VOCÊ! Previna-se.”

“Na prevenção de acidentes, eu fico sempre ligado!

"A hora de Ter segurança é agora. "

"A minha segurança e a sua depende de nós, seja consciente. "

"A pressa não encurta o tempo, encurta a vida. "

"A segurança consiste na responsabilidade de saber e agir da maneira correta. "

"A segurança depende de você para viver mais "

"A segurança faz a diferença no trabalho. "

"A segurança faz parte da esperança de um futuro melhor. Prevenir acidentes é caminhar rumo ao futuro. "

"A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes "

"A segurança não se conquista, se faz; "

"A segurança sempre tem razão. "

"A segurança só existe, quando você esta seguro. "

"A sua saúde só depende de você. Cuide-se! Faça o uso diário de EPIs. "

"A vida é um dom de Deus, cuide bem dela: trabalhe com segurança. "

"Abra as portas para a Segurança, você é a chave. "

"Acidentes não acontecem por acaso, mas sim por descaso.. "

"Agir com segurança é mais que liberdade é interagir com a vida é ter responsabilidade. "

"Amanhã pode ser tarde, Segurança agora! "

"Ambiente seguro trabalhador saudável. "

"Antes de iniciar qualquer trabalho, seja na fábrica ou em casa, lembre-se que segurança vem em 1º lugar. "

"Aposte na vida, não atropele a segurança. "

"Não há trabalho tão urgente que deva ser feito sem segurança"

"Não há eficiência sem segurança"

"Segurança é a sua melhor ferramenta"

"Limpeza, Organização e Segurança andam de mãos dadas..."

“Enxergue o Futuro Através de Seus Óculos de Proteção”

"Não se Exponha a Riscos, Você não tem Dublê..."

Inspire-se nas frases sobre segurança no trabalho acima e crie uma frase vencedora!

Abaixo você pode baixar alguns cartazes para SIPAT, são idéias de como você pode criar os seus próprios cartazes para a Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Fontes:
http://www.rstri.com/
http://www.sempretops.com/
http://www.cpfl.com.br/

sexta-feira, março 04, 2011

Momentos de Ouro - Chico Xavier e Andre Luiz

Itens de Auxílio


Livro: Momentos de Ouro
André Luiz & Francisco Cândido Xavier


Respeite os problemas alheios sem interferir neles, a menos que a sua cooperação seja solicitada.
Não pronuncie palavras que ofendam e depreciem.
Quanto possível, dê sempre alguma frase de consolo e esperança a quem sofre.
Não se faça estação de pessimismo ou desânimo.
Esqueça o mal que receba e nunca faça a cobrança do bem que tenha podido distribuir.
Não impulsione para a frente qualquer questão desagradável.
O trabalho no desempenho do seu dever é o capital que lhe valoriza as orações.


Lembre-se da parcela de socorro que sempre devemos aos companheiros mais necessitados que nós mesmos.
Quando possível faça algo ou algo aprenda de útil para que o seu dia de hoje seja melhor que o dia de ontem.
Nunca se esqueça de que todas as vantagens ou benefícios que desfrutamos da vida são empréstimos de Deus.