Google
 

sábado, dezembro 16, 2023

Frases Mais Usadas em Chinês Mandarim - Expressões mais usadas na China


Foto de Paulo Marcelo Martins: https://www.pexels.com/pt-br/foto/muralha-da-china-2412603/

Desvendando a Beleza do Mandarim: As 50 Frases Mais Usadas e Suas Traduções em Português

欢迎 (Huānyíng)! Se você está iniciando sua jornada no mandarim ou buscando aprimorar suas habilidades, explorar as frases mais usadas é essencial. A língua chinesa, com seus caracteres pictóricos e rica tradição cultural, oferece um mundo fascinante de expressões. Vamos mergulhar nas 50 frases que se tornarão suas companheiras na vastidão do chinês.

  1. "你好吗?" - Olá, como vai você? (Saudação comum para iniciar uma conversa.)

  2. "谢谢你。" - Muito obrigado(a). (Expressão de gratidão, enfatizando agradecimento.)

  3. "对不起。" - Desculpe-me. (Usado para expressar desculpas ou arrependimento.)

  4. "请。" - Por favor. (Forma educada de fazer um pedido.)

  5. "早上好!" - Bom dia! (Saudação matinal, desejando um bom dia.)

  6. "你叫什么名字?" - Como você se chama? (Pergunta comum ao conhecer alguém.)

  7. "我很喜欢这个!" - Eu gosto muito! (Expressando entusiasmo por algo que você gosta.)

  8. "厕所在哪里?" - Onde fica o banheiro? (Essencial em situações de necessidade!)

  9. "我爱你。" - Eu te amo. (Expressão romântica de afeto.)

  10. "没关系。" - Está bem. (Indica concordância ou aceitação.)

  11. "晚安!" - Boa noite! (Despedida ao anoitecer, desejando uma boa noite de sono.)

  12. "我听不懂。" - Eu não entendo. (Útil quando você precisa indicar falta de compreensão.)

  13. "太漂亮了!" - Que bonito! (Usado para expressar admiração por algo bonito ou agradável.)

  14. "干杯!" - Saúde! (Expressão usada ao brindar, desejando boa saúde.)

  15. "生活怎么样?" - Como vai a vida? (Pergunta geral sobre o estado da vida de alguém.)

  16. "我迷路了。" - Eu me perdi. (Importante para pedir ajuda ou direções quando estiver perdido.)

  17. "我累了。" - Estou cansado(a). (Expressa fadiga ou cansaço.)

  18. "走吧!" - Vamos! (Incentivo para iniciar uma ação.)

  19. "这是我的错。" - É minha culpa. (Assumindo responsabilidade por algo.)

  20. "太幸福了!" - Que felicidade! (Expressando alegria e contentamento.)

  21. "这很容易。" - Isso é brincadeira de criança. (Indica que algo é fácil ou simples de fazer.)

  22. "我玩得很开心。" - Eu me diverti muito. (Usado para expressar que você se divertiu bastante em uma situação ou evento.)

  23. "祝你好运!" - Boa sorte! (Expressão usada para desejar boa sorte a alguém.)

  24. "别说迷信的话。" - Não diga palavras supersticiosas. (Evita falar palavras que podem trazer má sorte.)

  25. "那是世界尽头。" - Lá é o fim do mundo. (Usado de forma figurada para descrever um lugar muito distante.)

  26. "迟到总比不到好。" - Melhor tarde do que nunca. (Justifica atrasos, indicando que é melhor fazer algo tarde do que não fazer.)

  27. "行动胜过言辞。" - Ações valem mais que palavras. (Enfatiza a importância das ações em comparação com as palavras.)

  28. "穿着讲究。" - As roupas fazem as pessoas. (Significa que a aparência externa pode influenciar a percepção sobre alguém.)

  29. "祝你好运!" - Boa sorte! (Expressão usada para desejar boa sorte a alguém.)

  30. "这是个双赢的局面。" - É uma situação vantajosa para todos. (Descreve uma circunstância em que todas as partes envolvidas se beneficiam.)

  31. "决定在你手里。" - A decisão está nas suas mãos. (Indica que a responsabilidade de tomar uma decisão está com a outra pessoa.)

  32. "抓住牛的角。" - Pegar o touro pelos chifres. (Significa enfrentar uma situação difícil ou desagradável com coragem.)

  33. "直言不讳。" - Falar em linguagem clara. (Sugere abordar diretamente a questão principal, sem rodeios.)

  34. "不要为倒下的牛奶哭泣。" - Não chore sobre o leite derramado. (Aconselha não se preocupar com algo que já aconteceu e não pode ser mudado.)

  35. "鬼藏在细节里。" - O diabo está nos detalhes. (Destaca a importância de prestar atenção aos detalhes em uma situação.)

  36. "上床。" - Para a cama. (Expressa a intenção de dormir ou descansar.)

  37. "这是小菜一碟。" - Isso é brincadeira de criança. (Indica que algo é fácil ou simples de fazer.)

  38. "这不是火箭科学。" - Isso não é ciência de foguetes. (Sugere que algo não é complicado de entender ou fazer.)

  39. "跳上这趟列车。" - Saltar no trem. (Adotar uma ideia ou tendência popular.)

  40. "注意力集中在球上。" - Ficar de olho na bola. (Permanecer focado na tarefa em questão.)

  41. "我不在乎。" - Isso não me importa. (Expressão de indiferença ou desinteresse.)

  42. "这与我无关。" - Isso não é da minha conta. (Indica que algo não diz respeito à pessoa ou que não é sua responsabilidade.)

  43. "这是终点。" - Isso é o fim da linha. (Indica que algo chegou ao seu limite ou não pode continuar.)

  44. "这是昨天的雪。" - Isso é água passada. (Refere-se a algo que já aconteceu e não deve ser mais considerado.)

  45. "你让我心烦。" - Você está me irritando. (Expressão para indicar que alguém está incomodando ou sendo irritante.)

  46. "他眼里揉了西红柿。" - Ele tem tomates nos olhos. (Usado para dizer que alguém não está percebendo algo óbvio.)

  47. "我为你加油。" - Estou torcendo por você. (Expressão usada para desejar boa sorte a alguém.)

  48. "现在说实话。" - Agora, vamos ao ponto. (Sugere a necessidade de discutir ou abordar um assunto diretamente.)

  49. "结束吧!" - Termine isso! (Usado para pedir a alguém que conclua uma tarefa ou encerre uma conversa.)

  50. "这不是我的事。" - Isso não é para mim. (Indica que algo não é do interesse ou habilidade da pessoa.)

Ao explorar essas frases, mergulhe na riqueza da língua chinesa e aproveite a oportunidade de se aprofundar em uma cultura milenar. Continue praticando e descubra o vasto universo que o mandarim oferece!

Aqui estão as frases transcritas para caracteres ocidentais (pinyin), juntamente com as traduções em português:

  1. Nǐ hǎo ma? - Olá, como vai você?

  2. Xièxiè nǐ. - Muito obrigado(a).

  3. Duìbùqǐ. - Desculpe-me.

  4. Qǐng. - Por favor.

  5. Zǎoshang hǎo! - Bom dia!

  6. Nǐ jiào shénme míngzì? - Como você se chama?

  7. Wǒ hěn xǐhuān zhège! - Eu gosto muito!

  8. Cèsuǒ zài nǎlǐ? - Onde fica o banheiro?

  9. Wǒ ài nǐ. - Eu te amo.

  10. Méi guānxi. - Está bem.

  11. Wǎn'ān! - Boa noite!

  12. Wǒ tīng bù dǒng. - Eu não entendo.

  13. Tài piàoliang le! - Que bonito!

  14. Gānbēi! - Saúde!

  15. Shēnghuó zěnme yàng? - Como vai a vida?

  16. Wǒ mílù le. - Eu me perdi.

  17. Wǒ lèi le. - Estou cansado(a).

  18. Zǒu ba! - Vamos!

  19. Zhè shì wǒ de cuò. - É minha culpa.

  20. Tài xìngfú le! - Que felicidade!

  21. Zhè hěn róngyì. - Isso é brincadeira de criança.

  22. Wǒ wán de hěn kāixīn. - Eu me diverti muito.

  23. Zhù nǐ hǎoyùn! - Boa sorte!

  24. Bié shuō míxìn dehuà. - Não diga palavras supersticiosas.

  25. Nà shì shìjiè jìntóu. - Lá é o fim do mundo.

  26. Chídào zǒng bǐ bù dào hǎo. - Melhor tarde do que nunca.

  27. Xíngdòng shèngguò yán cí. - Ações valem mais que palavras.

  28. Chuānzhuó jiǎngjiù. - As roupas fazem as pessoas.

  29. Zhù nǐ hǎoyùn! - Boa sorte!

  30. Zhè shì gè shuāngyíng de júmiàn. - É uma situação vantajosa para todos.

  31. Juédìng zài nǐ shǒu lǐ. - A decisão está nas suas mãos.

  32. Zhuā zhù niú de jiǎo. - Pegar o touro pelos chifres.

  33. Zhí yán bù huì. - Falar em linguagem clara.

  34. Bùyào wèi dào le děng lì. - Não chore sobre o leite derramado.

  35. Guǐ cáng zài xìjié lǐ. - O diabo está nos detalhes.

  36. Shàng chuáng. - Para a cama.

  37. Zhè shì xiǎocài yīdié. - Isso é brincadeira de criança.

  38. Zhè bùshì huǒjiàn kēxué. - Isso não é ciência de foguetes.

  39. Tiào shàng zhè tàng lièchē. - Saltar no trem.

  40. Zhùyìlì jízhōng zài qiú shàng. - Ficar de olho na bola.

  41. Wǒ bù zàiyì. - Isso não me importa.

  42. Zhè shì wǒ de shì. - Isso não é da minha conta.

  43. Zhè shì zhōngdiǎn. - Isso é o fim da linha.

  44. Zhè shì zuótiān de xuě. - Isso é água passada.

  45. Nǐ ràng wǒ xīnfán. - Você está me irritando.

  46. Tā yǎnjī róu le xīhóngshì. - Ele tem tomates nos olhos.

  47. Wǒ wèi nǐ jiāyóu. - Estou torcendo por você.

  48. Xiànzài shuō shíhuà. - Agora, vamos ao ponto.

  49. Jiéshù ba! - Termine isso!

  50. Zhè bùshì wǒ de shì. - Isso não é para mim.

Ao explorar essas frases em pinyin, você estará pronto para mergulhar no mundo fascinante do mandarim. Continue praticando e aproveitando a jornada de aprendizado!