Google
 

terça-feira, janeiro 27, 2009

Alimentos Bons e Ruins para A Saude

Alimentos: O bom e o ruim para a saúde
(Fonte: Revista Caras )

- Badejo ( peixe):
É bom para crianças, idosos e convalescentes, porque, além de ser boa fonte de proteínas, é de fácil digestão. O ácido graxo ômega 3 presente nele ajuda a baixar o colesterol.
É ruim para pessoas com cise aguda de gota, pois contêm quantidade moderada de purina. Contêm menor quantidade de ferro do que a carne vermelha ou pescados de carne escura.

- Damasco:
É bom para pessoas de todas as idades, porque é boa fonte de vitaminas e minerais, hidratante e de fácil digestão. Compõe dietas de emagrecimento, pois tem um baixo valor calórico.
É ruim para pessoas com doenças renais que precisam de dietas com restrição de potássio, pois é rico nesse mineral. Compõe dieta pobre em fibras, sobretudo com a casca.

- Macarrão:
É bom para atletas e pessoas que gastam muita energia, porque o macarrão é um alimento calórico, com a vantagem de ser de digestão bastante fácil e rápida.
É ruim para pessoas que esteja, fazendo regime de emagrecimento devem evitar o macarrão combinado com molhos fortes, á base de manteiga e cremes.

- Framboesa:
É bom para crianças, sobretudo se consumidas frescas, porque, além de hidratar, é de fácil absorção, por conter açúcar na forma de frutose, e fornece uma boa quantidade de vitaminas.
É ruim para pessoas em regime para emagrecer não devem substituir com elas uma refeição, pois são pobres em proteínas e ácidos graxos essenciais. São muito pobres também em vitamina C.

- Anis-Estrelado:
É bom para abrir o apetite e facilita a digestão, atuando com um estímulo para a ingestão de alimentos mais saudáveis e nutritivos. O chá ameniza cólicas e problemas intestinais.
É ruim porque poder provocar delírios, congestão cerebral e convulsões se ingerido em doses altas. Mas, quando consumido apenas como tempero, não oferece perigo. Não é fonte de nutrientes.

- Batata-Doce:
É bom para crianças, idosos e pessoas convalescentes, pois além de ser energética e boa fonte de vitaminas, tem consistência macia e é de fácil mastigação.
É ruim para pessoas que fazem regime para emagrecer, devendo evitá-las frita ou combinadas com molhos á base de manteiga e cremes. Devem dar preferencia ao alimento cozido.

- Maça Verde:
É bom para hidratar bebês e crianças pequenas, por ser bastante rica em água, nutrientes e de fácil digestão; regula o intestino solto; e auxilia dietas hipocalóricas.
É ruim para suprir necessidades diárias de vitamina C, pois tem baixo teor de desse nutriente; ou para substituir uma refeição, por ser alimento deficitário em energia e proteínas.

- Faisão:
É bom para pessoas de todas as idades, por ser de alto valor nutritivo e de fácil digestão, dietas para emagrecer ou reduzir colesterol, por conter poucas calorías e gorduras.
É ruim para portadores de gota, na fase aguda, devido a quantidade de purina, especialmente nos miúdos; pessoas que precisem restringir proteínas, por ser rico nesse nutriente.

- Tâmara:
É bom para pessoas com obstipação intestinal, uma vez que é boa fonte de fibras. É ainda boa fonte de açucares de fácil absorção de vitaminas como a niacina e a B6.
É ruim para pessoas que necessitam de dietas pobres em fibras, como na caso de colite, pois seu teor de fibras estimula ainda mais o funcionamento do intestino.

- Beterraba:
É bom para pessoas em dieta de emagrecimento, pois possui baixo valor calórico. Quem sofre de obstipação intestinal, por ter leve efeito laxativo. É rica em minerais.
É ruim para pessoas com afecções diarréicas, pelo efeito laxativo. Quem faz dieta para cálculos de oxalato de cálcio deve come-la com moderação, pois tem ácido oxálico.

- Gergelim:
É bom para complementar a dieta vegetariana, por ser boa fonte protéica, desde que acompanhado de cereais ou leite, ovos e queijos, porque suas proteínas não são completas.
É ruim para pessoas com dieta hipogordurosa, como obesos e doentes do fígado, da vesícula, etc...., não devem consumi-lo indiscriminadamente, porque contém muita gordura.