Google
 

terça-feira, janeiro 27, 2009

Dicas Saude Atraves de Temperos

- Alcachofras:
O rei Tolomeu Eurgetes, do Egito (II AC), já alimentava seus soldados com alcachofras. Altamente saudáveis e de sabor agradável, são digestivas, com propriedades medicinais; diuréticas, tônicas e indicadas para artrite, reumatismo, gota, hidropisia, etc...

- Açafrão:
De cor vermelha ou alaranjada, é usado diluído em água, leite ou caldo. Casa bem com frutos do mar. No Oriente, perfuma arroz, carnes e sobremesas. Estimula as funções digestivas, acalma dores estomacais e cólicas menstruais.

- Canela:
Aromatizante, combina com doces, cremes, bebidas doces e picantes, pães, bolos e cucas. Excelente como preventivo da gripe e resfriado, é eficaz nas afecções respiratórias. Boa influencia sobre a circulação sangüínea.

- Cebolinha:
Conhecida também como cebolinha verde ou cebola-de-cheiro, esta erva da Sibéria é utilizada desde a antigüidade e introduzida no Brasil pelos portugueses. De sabor ardente e bem forte, o bulbo e as folhas costumam ser aplicadas picadinhas cruas ou refogadas em verduras, batatas, omeletes, ricota, saladas, carnes e no minestrone.

- Coentro:
Fresco, é o vegetal mais rico em vitamina C. Em grão é usado em pães de mel e licores digestivos. Perfuma saladas, pratos vegetais, molhos, picles, cogumelos á grega e as moquecas. Eficaz contra afecções gastrointestinais, favorece a secreção do suco gástrico e a expulsão de gases.

- Erva-doce:
Usado para dar sabor e perfume em pratos salgados e doces.

- Funghi:
Cogumelos de valor nutritivo altíssimo, saboroso e muito apreciado á mesa pelos comensais devido á delícia do seu sabor.

- Gengibre:
Muito perfumado, é usado para condimentar doces e salgados, bebidas, carnes e massas folhadas. Muito utilizado na cozinha oriental por suas qualidades desintoxicantes, também é expectorantes.

- Gergelim:
Triturado com sal, ganha o nome de gersal e sob esta forma, é usado em saladas, sopas e misturado com arroz já pronto. As sementes são utilizadas para o preparo de pães, biscoitos, molhos e pratos da cozinha Oriental. Além de muito digestivo, tem inúmeras propriedades medicinais.

- Glutamato Monossódico:
É um tempero natural, realçador de sabor e tem algumas características interessantes. Para as verduras e legumes ficarem brilhantes, sem perder as cores, proceda da seguinte forma: coloque-as para cozinhar somente quando a água estiver fervendo e acrescente uma colherinha de óleo, sal á gosto e três pitadas de glutamato monossódico. Se porventura, houver exagero de sal, acrescente um pouco mais de glutamato. Ele tem a propriedade de reduzir o sal. Uma pitada de glutamato em molhos a base de tomate, quebra toda a acidez característica do tomate.

- Hortelã:
Seu nome vem de Mentha, ninfa amada por Plutão e transformada em erva por sua esposa, Proserpina. Planta esta que os gregos consideravam como mágica, devido ao seu sabor refrescante. É excelente para temperar quibes, peixes, saladas, queijos. Além de aromatizar sucos de frutas e verduras, tem um efeito decorativo em sorvetes e gelatinas.

Fonte: WWW.tvbv.com.br