Google
 

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Como fazer chas - infusoes etc

Aprenda como preparar adequadamente os chás, infusões, decocção e tisana.

Alguns cuidados sempre é bom repeti-los para que não sejam esquecidos. Assim, o preparo do chá nosso de cada dia...

Há vários modos de preparar as ervas para uso terapêutico. Todos muito simples, sem requerer grandes utensílios, além daqueles tradicionais e presentes em qualquer casa. Vamos, então, para o que é importante conhecer e guardar:

A INFUSÃO é o preparo do chá, com folhas, pétalas ou flores.

Ferva a quantidade de água indicada para o preparo da erva. Despeje a erva na água, assim que começar a ebulição. Tampe a vasilha e deixe repousar por 10 minutos.

A DECOCÇÃO é o método para preparar o chá com cascas e raízes.

Deixe-as na água fria por algumas horas, após picá-las.

Leve a água e a planta ao fogo, cozinhando por tempo variável entre 15 e 30 minutos. Quanto mais dura à parte utilizada da planta, mais tempo levará cozinhando. Tire do fogo e deixe repousar com a vasilha tampada por mais alguns minutos.

A TISANA é o preparo do chá, com cascas e galhos.

Deixe a água ferver e junte as ervas. Tampe e deixe o liquido entrar em ebulição por cinco minutos. Tire do fogo e deixe repousar, tampado, por mais alguns minutos.

O preparo do chá deve ser feito para uso imediato. Nada de preguiça, com aquela história de preparar uma quantidade maior para beber ao longo do dia. Evite isso.

Não se deve usar utensílios de alumínio, pois reage com alguns princípios ativos, oxidando-os. Prefira os vasilhames de barro, vidro temperado ou ágata.

O utensílio deve estar tampado, pois as substâncias das ervas são voláteis e muitas se perdem no vapor.

De modo geral, a proporção ÁGUA / ERVA deve obedecer a seguinte medida: 1 litro de água = 4 colheres de sopa da erva fresca ou duas colheres da seca.

Não adoce o chá, principalmente os que se destinam aos distúrbios digestivos. E açúcar, nem pensar...

Faça suas compras em lojas de fitoterápicos ou farmácias de manipulação. Nada de feiras, mercados, ambulantes etc. A procedência de um produto, com a qualidade necessária preservada e sem misturas, somente pode ser assegurada por bons laboratórios. E não se corre o risco de plantas, raízes etc contaminadas com agrotóxicos e outros agentes nocivos.

Procure a erva pelo nome científico, pois o nome popular varia de região para região, muitas vezes apontando para espécies diferentes.

Ervas muito moídas podem esconder outros elementos como galhos ou mato comum. Evite esse tipo de produtor ou laboratório.

Verifique sempre a data de validade e a procedência do produto.

É importante que você saiba: os tratamentos com plantas medicinais não apresentam resultados imediatos, como as drogas alopáticas. Por ser natural e corrigir o desequilíbrio, sem muitas vezes minorar rapidamente os incômodos do sintoma, não significa que os resultados não estejam sendo alcançados. A ação das plantas, na maioria das vezes, ocorre a curto e médio prazos. Poucas plantas apresentam efeitos imediatos.             

Fonte: WWW.equilibrionatural.com