Google
 

terça-feira, janeiro 27, 2009

Dicas de Alimentos


SOJA: é um alimento extraordinário. Sua proteína é tão importante quanto á da carne, do leite e dos ovos. Não só pelo seu grande valor nutritivo e energético, como também por se prestar para vários pratos, o soja torna-se obrigatória na cozinha vegetariana.

CASTANHA DO PARÁ: é uma das melhores fontes de proteína vegetal. A excelsina, proteína da castanha do Pará é superior à proteína das nozes, das avelãs e amêndoas.

FUBÁ: O milho é um cereal menos rico que o trigo e a aveia, mas de grande valor nutritivo

CASTANHAS: fonte de proteínas que fazem o papel do ovo, da carne, do leite, do óleo e da manteiga, castanhas são fontes protéicas naturais, que devem ser usadas cruas

COCO: A fruta tem vitaminas B, B2, e C, a polpa do coco é antiinflamatória e sua água é considerada um soro vegetal é diurético e calmante, cada 100 gramas contêm 296 calorias, fornece o leite, que se torna uma boa fonte de gordura natural, se usado moderamente.

SALSA: rica em vitaminas e ferro pelos seus componentes minerais, se tornam importantíssimos nos programas de tratamentos naturais, quando a preocupação é proporcionar uma desintoxicação suave.

AGRIÃO: Usa-se em saladas cruas. Ë muito útil em doenças das vias urinárias e ajuda na limpeza do fígado. Além disso é usado para curar a glândula tireóide.

ALHO: ótimo para purificar o sangue e combater infecções. Coloque 3 a 4 dentes de alho num copo de água e deixe repousar durante a noite. No outro dia, tome de hora em hora uma ou duas colheres de sopa, o alho ajuda a iliminar tumores.
c HORTELÃ: Uma planta que possui muitas qualidades curativas. É calmante tônica, combate os vermes intestinais, fortalece o estômago favorecendo a digestão.

PEPINO: o pepino tem várias propriedades, entre elas de ser considerado o melhor diurético natural, hoje é reconhecido sua ação benéfica contra a hipertensão, contém também vitaminas B1, B2,e C.

Caju: é outro fruto produzido no Norte e Nordeste, rico em vitamina C, é vermífugo, diurético e antiinflamatório é recomendado cozinhar suas folhas por 10 minutos para banhar e cicatrizar feridas e inflamações cada 100 gramas contêm 46 calorias o caju também fornece a deliciosa castanha de excelente valor protéico.

AMÊNDOAS: é uma semente de importante valor nutritivo. Originária da Síria, rica em cálcio, fósforo e vitamina B2, pode ser indicada em casos de osteoporose. Seu leite com mel é remédio antigo para acalmar tosses.

Importância de alimentos crus: a ciência admite que o uso de frutas, hortaliças, castanhas e grãos integrais pode retardar as doenças das coronárias, cataratas, cânceres e todos os efeitos do envelhecimento, por serem antioxidantes, essas vitaminas teriam o poder de destruir os radicais livres.

CENOURA: é considerada essencial numa alimentação balanceada pelo seu grande teor de vitamina A, ajuda também combater anemia, aumento de colesterol e verminose, muito rica em cálcio e vitaminas, as folhas amargas têm propriedades curativas.

SAL: se usado em excesso , ele se torna um perigoso inimigo da saúde, ele retém o líquido extracelular nos tecidos e, assim, muitas toxinas ficam igualmente retidas.
c ABACATE: A fruta têm vitaminas A, B, B2, rico em gordura, a cosmética aproveita muito sua polpa para a produção de cremes que evitam o ressecamento do cabelo bom para a saúde, pois não leva a formação de colesterol, forte em sais minerais age também no caso de desnutrição é um alivio para quem sofre de distúrbios digestivos crônicos cada 100 gramas contêm 198 calorias.

Abacaxi: O fruto tem vitaminas C e B1, comer uma fatia de abacaxi depois das refeições auxilia na boa digestão dos alimentos também combate inflamações da garganta, ajuda remover cravos e espinhas cada 100 gramas contêm 52 calorias.

Berinjela: é boa fonte de potássio, fósforo.calcio,sódio e magnésio além das vitaminas B e B2, ela é recomendada para o tratamento de artrites, reumatismo e infecções do sistema urinário.

BRÓCOLIS: os brócolis são importante fonte de cálcio, contém 5 vezes a mais do que o leite, é eficaz antioxidante, calmante, diurético e laxativo.

MAMÃO: A fruta têm vitamina A, C, D e todas as do complexo B, contêm a papaína, uma enzima que facilita a boa digestão dos alimentos, além de agir como um ótimo laxante natural, estimulante de apetite e fonte de energia o leite do mamão é perfeito para amaciar carnes, e o pó de suas folhas secas é ótimo para azia. Cada 100 gramas contêm 32 calorias.

BETERRABA: além de alimento rico em vitaminas e sais minerais, é recomendado também, como laxativo como combate de anemia e para doenças do baço e fígado.

COUVE: por sua riqueza em vitaminas e sais minerais é consumida com freqüência em sucos e é muito importante auxiliar no tratamento de anemias, úlceras e artrite, como contém fibras, ajuda também nas funções intestinais.

BANANA: A fruta tem vitaminas do complexo B e C. Além de hidratante da pele a banana é diurética, cicatrizante, antianêmica e antiinflamatória, consumida ao natural é ideal para o tratamento de gastrite, já a sua casca é recomendado para o tratamento de queimaduras e ferimentos. É um alimento de alta qualidade, com elevado teor de açucares naturais e vitaminas, Cada 100 gramas de banana crua contêm 103 calorias.

ALFACE: é uma das melhores fontes de vitaminas A,B,B2 e C, também contém potássio, fósforo cálcio, sódio e magnésio.

Limão: É um fruto que fornece muita vitamina C, além de ser usado como antifébril, tônico de cabelos, combate náuseas e obesidade e também é usado para combater anemia, tosse e resfriados cada 100 gramas contêm 31 calorias.

Morango: A fruta tem vitamina B1, C, cálcio, fósforo, ferro e magnésio, é um ótimo laxante natural, ajuda a baixar a pressão sangüínea , além de ser indicado no tratamento de reumatismo. Cada 100 gramas contêm 36 calorias.

Pêra: A fruta tem vitaminas A, C as do complexo B, fósforo, potássio, cálcio, cloro, ferro. O fruto consumido ao natural ativa a circulação sangüínea , além de ser digestivo ativa a pressão arterial. Cada 100 gramas contêm 56 calorias.

MANGA: É uma excelente fonte de vitaminas A e C e de açucares, manifesta-se também um pouco de vitaminas do complexo B, proteínas, gorduras, carboidratos, sais minerais.
Os homeopatas consideram a manga um remédio para certos tipos latentes de hemorragia interna, utilizando o chá da casca da manga, no combate de cólicas e com a polpa do fruto e as folhas da planta faz-se um xarope para aliviar os acessos de tosse.

Fonte: WWW.tvbv.com.br