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quarta-feira, junho 30, 2010

Omega-3 quais peixes consumir?

 

As gorduras polinsaturadas da série ômega-3 apresentam ações benéficas sobre o sistema cardiovascular. As principais fontes de ômega-3 são os peixes como a sardinha,  cavala, arenque e salmão.Um recente estudo demonstrou qual seria a quantidade ideal, em relação à ingestão destes peixes, bem como, a sua melhor forma de preparo.  

O grupo de indivíduos que participaram do estudo era composto por 82.243 homens e 103.884 mulheres, de várias etnias, e com idades variando entre 45 e 75 anos. Os participantes não tinham história pregressa de doença cardíaca. Globalmente, os homens que ingeriram cerca  de 3,3 gramas por dia de ômega-3  apresentaram um risco 23% menor de morte cardíaca, em comparação com aqueles que ingeriram apenas 0,8 gramas diárias.

O efeito protetor do ômega-3  em mulheres também foi observado, no entanto, estes benefícios não foram diretamente relacionados à quantidade de peixe ingerida. Japoneses e havaianos comem peixe com mais frequência em comparação com os caucasianos, afrodescentes e latinos.

Durante a média 11,9 anos de acompanhamento, um total de 4.516 mortes cardiovasculares foram registradas.O modo de preparo destes peixes também foi um fator determinante dos benefícios cardioprotetores.O ideal é ingerir os peixes de forma crua, cozida ou assada, ao invés de frita ou conservada no sal.

Apesar de algumas limitações do estudo, os pesquisadores concluem que os resultados do estudo podem ajudar a educar as pessoas sobre a quantidade de peixe necessária a ser ingerida, e como este peixe deve ser preparado. Desta forma, o objetivo de prevenir as doenças cardiovasculares poderá ser alcançado de uma forma mais satisfatória.

Fonte: American Heart Association’s Scientific Sessions.  

 

Diferenca entre emagrecer e perder peso - dieta

 

Para melhor entender esta diferença é importante, inicialmente, saber que o peso corporal é composto pela soma da Massa Gorda (gordura corporal) + Massa Magra (músculos, ossos e vísceras) + Água Corporal.

A gordura do organismo é essencial para várias funções vitais como síntese de hormônios, reserva de energia, isolamento térmico, transmissão de impulsos nervosos, proteção de órgãos vitais e transporte de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K). Entretanto, o excesso de gordura corporal está associado a muitas patologias como diabetes, hipertensão arterial, alterações de colesterol, distúrbios respiratórios, desvios posturais, dores de coluna, diversas cardiopatias a alguns tipos de câncer, além da própria discriminação social.  

A massa magra corresponde aos músculos, ossos e vísceras, sendo que a musculatura é a principal responsável pela queima de calorias no seu organismo. Portanto, quanto maior for a massa magra, mais calorias se queimarão em repouso e, consequentemente, maior deverá ser a ingestão calórica.  

A musculatura pode ser desenvolvida e trabalhada através do estímulo de exercícios físicos, auxiliando no emagrecimento e evitando a flacidez. A massa magra baixa pode estar associada ao sedentarismo e a uma alimentação inadequada.   A água no organismo é importante para a troca de calor com o meio ambiente. Facilita as reações químicas para a obtenção de energia e é o principal componente do sangue. A desidratação pode ser causada por medicação diurética inadequada, consumo excessivo de álcool, exercícios físicos intensos ou reposição hídrica inadequada em repouso ou durante atividade física. O consumo de líquidos deve ocorrer independentemente da sede, principalmente durante e após atividade física e em dias quentes.  

O Índice de massa corpórea é um dos utilizados para determinar se o peso do adulto está apropriado à sua altura. Este índice leva em conta as diferenças na composição do corpo, definindo o nível de adiposidade de acordo com a relação Peso / Altura (elevada ao quadrado). IMC = Peso / Altura2:  

IMC                 Situação

Abaixo de 19: Desnutrido

Entre 20 e  24: Eutrófico ou normal

Entre 25 e  30: Sobrepeso

Acima de 30: Obesidade

Acima de 40: Obesidade mórbida

A partir destas informações, pode-se definir que EMAGRECER significa a redução do tecido adiposo corporal, sem prejudicar a massa magra e a hidratação corporal. Isso só acontece quando existe uma alimentação hipocalórica e nutricionalmente equilibrada.   PERDER PESO significa uma redução no peso bruto corporal. Ou seja, redução da massa magra e da quantidade de líquido corporal. Isto pode acontecer em decorrência  de uma alimentação desequilibrada, que priva o corpo dos nutrientes necessários e compromete a integridade muscular - ou pode acontecer, ainda, por um estresse físico, decorrente de alguma patologia.  

Nem sempre a redução dos números - na balança - reflete uma redução de peso saudável, ou seja, um EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL. Mal estar, pele ressecada, irritabilidade, menor capacidade intelectual, podem ser alguns sintomas de PERDA DE PESO.   Busque atitudes saudáveis para que a sua redução de peso não comprometa a sua massa muscular, pois isso garante o bem estar e facilita, em sequência, a sua manutenção de peso. Procure um nutricionista e faça exercícios físicos, respeitando o limite do corpo.  

Fonte: www.queroviverbem.com.br

 

Saude cardiaca - 7 passos para obter

 

As doenças cardiovasculares, como o derrame cerebral e o ataque cardíaco (infarto do miocárdio), são a principal causa de morte na população mundial. A American Heart Association (AHA), em uma recente publicação na conceituada revista Circulation, alerta sobre os 7 principais passos que visam obter uma adequada saúde do aparelho cardiovascular.

A saúde cardiovascular ideal é definida em um adulto por cada uma das 7 medidas abaixo:

1. Nunca ter fumado ou ter deixado de fumar há mais de um ano.

2. Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25 kg/m² (o IMC é calculado dividindo o peso corporal em quilogramas pelo quadrado da altura em metros).

3. Ser fisicamente ativo. As novas recomendações são para a prática de 150 minutos por semana de atividades físicas aeróbicas (andar, correr, dançar ou nadar) de intensidade moderada ou 75 minutos por semana de atividade física de intensidade vigorosa para uma saúde ideal.

4. Pressão arterial abaixo de 120 x 80mmHg.

5. Glicemia (taxa de açúcar no sangue) de jejum abaixo de 100mg/dl.

6. Colesterol total abaixo de 200mg/dl.

7. Realizar uma dieta saudável. Existem componentes chaves de uma dieta saudável (2000 calorias ao dia, por exemplo). Estes deverão  incluir: pelo menos 4 copos e meio de frutas e vegetais por dia; pelo menos duas porções de 100 gramas de peixe por semana, preferencialmente peixes como salmão, arenque, cavala, sardinha e truta (ricos em ômega 3); pelo menos uma porção de 30 gramas de grãos integrais ricos em fibras por dia; limitar a ingestão de sódio a 1500mg por dia e não beber mais do que um litro por semana de bebidas com adição de açúcar.

Fonte: Circulation.

 

Piada - Chefe nao tem jeito

CHEFE É CHEFE

Um guarda-noturno trabalhava numa empresa especializada em lapidação de
diamantes.
Uma manhã ele contou a seu chefe um sonho que tivera na noite anterior.
Disse que o avião que ele viajaria com destino à Rússia sofreria um acidente e,
em conseqüência, todos os passageiros morreriam.
Seu chefe, jovem executivo, dinâmico e empreendedor, tinha verdadeiro pânico de
aviões.
Assustado com a informação do empregado, decidiu cancelar o vôo.
Três dias mais tarde, leu nas manchetes dos principais jornais que aquele avião
caíra no mar e, até o momento, não havia notícias de sobrevi ventes...!
Imediatamente chamou o guarda-noturno, mostrou a notícia do jornal, agradeceu
efusivamente pelo aviso que lhe salvara a vida e, a seguir, sem nenhuma
explicação, despediu-o da companhia.
O guarda não compreendeu porque tinha sido despedido depois de salvar a vida do
seu chefe.
Pergunta:
- Por que o guarda foi mandado embora?
Não leia a resposta abaixo...
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Pense um pouco...
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Resposta:
O empregado era guarda-noturno. Se teve um sonho à noite, é porque estava
dormindo em serviço...!

Conclusão:
Chefe é chefe... Por melhor que você seja e por mais que você faça, você nunca
agrada.

Ecodopler das carotidas e vertebrais colorido

É um exame que utiliza a ultrassonografia e o Doppler para avaliar a anatomia e o fluxo sanguíneo destas artérias. O principal objetivo do exame é constatar e avaliar o grau das obstruções que, quando importantes, podem levar a quadros de acidente vascular cerebral "derrame". Este exame é indicado principalmente para pacientes que apresentam diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doença vascular periférica, episódio anterior de acidente vascular cerebral e na investigação de tonturas a esclarecer.

Por se tratar de um exame não invasivo, pode ser repetido sempre que necessário, sem riscos para o paciente

 

Fonte: http://www.eucor.com.br

 

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