Google
 

segunda-feira, julho 02, 2007

BANCO IMOBILIÁRIO - O JOGO QUE ATRAVESSA GERAÇÕES

Um tabuleiro, três ou mais pessoas, algumas regras e espírito comercial. Isso é tudo que se precisa para jogar um dos jogos mais vendidos no mundo: o Banco Imobiliário. Inventado há 65 anos, tem 200 milhões de exemplares vendidos em 45 países, foi traduzido para 25 idiomas e tem até versão em braile. A história do jogo se confunde com a própria história do espírito econômico de parte do mundo no começo do século. Com o crash da Bolsa de Nova Iorque em 1929, a América enfrentava tempos de fome e desemprego. Os Estados Unidos viviam a maior recessão de sua história quando em 1933 um engenheiro chamado Charles Darrow imaginou um jogo para se divertir com parentes e amigos e o batizou de Monopoly. Fez sucesso. Agradou tanto que deu a Charles a idéia de uma perspectiva comercial. Assim, ele passou a atender pequenos pedidos, do jeito que podia, para ganhar um dinheiro extra. Mas os pedidos não paravam de crescer e, em 1935, Charles Darrow procurou a empresa Parker-Brothers, recém-saída da crise, para tentar negociar os direitos do jogo, mas não conseguiu, porque consideraram as regras complicadas e o final mal definido. Darrow não desanimou: com a ajuda de um amigo gráfico, produziu semi-artesanalmente 5000 unidades para a Wanamakers, da Filadélfia. O sucesso foi tão grande que, é claro, a Parker-Brothers acabou por rever sua posição e fechou o contrato. Charles Darrow ficou milionário, e o mundo começou a jogar o Banco Imobiliário.No Brasil, o jogo chegou em 1944,e desde então é fabricado pela Estrela. Em 1998, 54 anos depois, continua sendo um dos maiores sucessos de vendas e já foi comprado por mais de 10 milhões de brasileiros. O que explica o sucesso do Banco imobiliário é talvez a sua simplicidade, que quebra fronteiras de diferenças sociais e fala a linguagem comercial que os cidadãos comuns entendem. O poder de compra e negociação que o jogo permite leva os jogadores ao encontro de um mundo sem crise, onde o propósito é enriquecer.Esse era o espírito americano na época em que o jogo foi criado, e esse é o espírito que está sempre presente nos lares de todo o mundo, através dos tempos. A história continua na versão CD-ROM, lançadapela Estrela Interactive, a nova estação multimídia da Estrela que chegou para ficar no universo da diversão virtual. Sessenta e cinco anos depois de inventado, o Banco Imobiliário se moderniza, vive novos dias econquista mais jogadores. O tempo faz dele um clássico, e um dos melhores retratos lúdicos das transições econômicas que o mundo atravessou até aqui, e ainda vai atravessar daqui para frente.