Google
 

sexta-feira, maio 15, 2009

FEBRE AMARELA NO BRASIL

FEBRE AMARELA NO BRASIL

Doença infecciosa causada por um vírus conhecido como flavivírus.

Transmissão:

Não é feita diretamente de uma pessoa para outra. O contágio ocorre através do mosquito que após picar uma pessoa infectada, pica outra, se essa não for vacinada contrai a doença. O principal transmissor da doença é o mosquito da dengue.

Sintomas:

Febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia e hemorragias de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina.

Prevenção:
A vacina é recomendada para todas as pessoas que viajam para as regiões endêmicas como demonstrado na área verde do mapa ao lado e deve ser tomada 10 dias antes da viagem. A vacina é gratuita nos postos de saúde e nos postos ANVISA.

 

LOCAL

HORÁRIO

DIAS

TEL.CONTATO

AEROPORTO DE CONGONHAS

8h às 17h

de 2ª a sábado

(11) 5090-9228/5093-6308

AEROPORTO DE GUARULHOS

8h às 17h 

de 2ª a sábado

(11) 6445-2308/3557

HOSPITAL DAS CLINICAS

7h às 15h30

de 2ª a sábado

(11) 3069-6392

 

Outros postos da ANVISA no Brasil acesse o site abaixo:

http://www.anvisa.gov.br/paf/febre/postos.htm

 

O que é?
A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

aedes

Qual o microrganismo envolvido?
O Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

 

Como se transmite?
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

1163882731_febre

Quais os sintomas?
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

vacina1

 

Como tratar?
Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

 

Como se prevenir?
A única forma de evitar a Febre Amarela Silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos.

 

 

Restrições da vacina contra a febre amarela:

A vacina contra a febre amarela não é indicada para mulheres gestantes, bebês com menos de 6 meses de vida, pessoas com alergia grave ao ovo e pessoas com o sistema imunológico comprometido. Nestes casos, as pessoas devem se proteger da doença de outras formas.

 

noticia_4338

 

 

 

 

Receba por E-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Agregadores