Google
 

quinta-feira, setembro 24, 2009

Cirurgia Plastica do Abdomen

Cirurgia Plástica do Abdomen

 

A cirurgia plástica abdominal tem o objetivo de corrigir alterações causadas pelo enfraquecimento dos músculos abdominais, ganho de peso e gestação.

Pele flácida e em excesso, assim como musculatura alargada, geralmente não melhoram com exercícios e também podem ser tratadas com a abdominoplastia. Nessa cirurgia a musculatura abdominal é reposicionada e o excesso de pele e gordura é removido proporcionando melhora no contorno corporal. Muitas vezes esse procedimento deve ser associado a lipoaspiração para definir áreas como os flancos, quadris e o dorso.

A abdominoplastia não substitui a perda de peso e esse procedimento deve ser realizado após o emagrecimento ou em pacientes que apresentem um peso proporcional a sua altura.

A abdominoplastia tem duração aproximada de 2 a 3 horas e é feita com anestesia peridural (semelhante a anestesia do parto). Geralmente a alta hospitalar ocorre no mesmo dia da cirurgia após algumas horas de observação ou na manhã do dia seguinte caso a quantidade de pele removida seja muito grande. As incisões são posicionadas tranversalmente acima do púbis, o que permite que sejam escondidas com roupas íntimas ou de banho.

Caso o reposicionamento da cicatriz umbilical seja necessário teremos uma cicatriz circular ao redor do umbigo.

Ao término do procedimento um pequeno curativo é feito e mantido por 7 a 10 dias. A utilização de pontos de sutura internos e absorvíveis permite que praticamente nenhum ponto necessite ser removido após a abdominoplastia. Será necessário o uso de uma faixa elástica modeladora por algumas semanas após a cirurgia. Inchaços e equimoses são esperados e apresentam resolução espontânea. A realização de drenagem linfática pode antecipar e melhorar os resultados. A maioria dos pacientes retornará a suas atividades em até duas semanas, e exercícios físicos intensos devem ser evitados por um mês.

 

A abdominoplastia pode trazer benefício a homens e mulheres com excesso de pele e de gordura abdominal. Essas condições podem ser hereditárias ou secundárias a emagrecimento e gestação.

Você pode ser um bom candidato para abdominoplastia se apresentar uma ou mais das seguintes alterações:

- Flacidez abdominal

- Um abdômen que se projete e que não esteja em harmonia com o resto de seu corpo

- Musculatura abdominal separada e enfraquecida

- Excesso de tecido gorduroso abdominal

Se você planeja engravidar ou perder peso no futuro, você deve discutir isto antes da cirurgia com o seu cirurgião plástico. Tabagismo e cicatrizes de cirurgias abdominais prévias podem limitar os resultados da abdominoplastia.

Existem muitas variações com relação à localização das cicatrizes e à técnica cirúrgica a ser utilizada. Geralmente se realiza uma incisão horizontal sobre a região púbica, e outra incisão ao redor do umbigo. O comprimento da cicatriz horizontal depende da quantidade de tecido a ser removido. Na medida do possível as incisões são mantidas escondidas embaixo da roupa íntima.

Em pacientes que apresentam pouca flacidez da pele podemos evitar a incisão umbilical, nestes casos a cicatriz resultante é apenas horizontal e sobre o púbis. Este procedimento é chamado de "mini" abdominoplastia.

Caso exista excesso de gordura em abdômen ou em flancos, a lipoaspiração pode ser associada à abdominoplastia. Esta cirurgia também pode reposicionar a musculatura abdominal que foi separada e enfraquecida durante a gestação, e pode melhorar a aparência de estrias caso elas se localizem abaixo da cicatriz umbilical.

A abdominoplastia é feita em ambiente hospitalar. A anestesia é, geralmente, regional (a mesma do parto). Depois de terminada a cirurgia a paciente é encaminhada à sala de recuperação, onde será monitorizada. Uma malha elástica é utilizada desde o término do procedimento. A alta hospitalar ocorre algumas horas após a cirurgia, ou na manhã do dia seguinte.

 

Fonte: feliperuschel.com