Google
 

quarta-feira, outubro 08, 2008

Antiinflamatorios podem reduzir risco de cancer de mama

O uso freqüente de antiinflamatórios pode reduzir o risco de câncer de mama em até 21%,conforme um estudo publicado na revista científica "Journal of the National Cancer Institute".

Cientistas espanhóis e canadenses revisaram 38 estudos sobre a relação entre a doença e o uso dos remédios.

Eles observaram que o uso freqüente dos antiinflamatórios causa uma redução média de 12% no risco de se desenvolver câncer de mama.

Ao analisar dados específicos de cada tipo do remédio, os cientistas identificaram que o uso da aspirina seria responsável por uma redução de até 13%, enquanto o consumo regular de advil reduziria os riscos em até 21%.



"Os resultados são encorajadores e podem ajudar a compreender melhor a importância do papel das inflamações na patologia da doença", disse Mahyar Etminan, da Universidade de British Columbia, no Canadá, que coordenou o estudo.

Hipótese
Estudos anteriores alcançaram resultados conflitantes sobre a relação entre o uso dos medicamentos e a redução no risco de desenvolver a doença.
Na pesquisa recente, a análise foi feita a partir de estudos de observação e não contou com testes clínicos.

Por essa razão, apesar dos resultados serem animadores, ainda devem ser considerados apenas como uma hipótese. Os cientistas não recomendam o uso freqüente dos medicamentos para mulheres que querem se prevenir contra a doença, até que testes clínicos confirmem esses resultados.

Somente depois dos testes será possível avaliar os mecanismos biológicos envolvidos na relação entre o uso dos antiinflamatórios e a redução nos riscos da doença.

Etminan afirma ainda que os testes já estão sendo realizados pela equipe. Os resultados serão divulgados em 2009.

Fonte: G1