Google
 

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Fernando Pessoa - Para Ser Grande Seja Inteiro




Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua tôda
Brilha, porque alta vive.

Este poema de Fernando Pessoa, intitulado "Para ser grande, sê inteiro", é um convite à autenticidade, à integridade e à plenitude na vida. O poeta nos instiga a sermos verdadeiros e completos em tudo o que fazemos, em vez de nos dividirmos ou exagerarmos em certos aspectos de nossa personalidade ou ações.

A primeira estrofe enfatiza a importância de evitar exageros ou exclusões em nossa jornada. Muitas vezes, as pessoas tendem a exagerar em certas qualidades ou características, ou excluem partes de si mesmas para se encaixarem em determinados padrões sociais. Pessoa nos aconselha a evitar esses extremos.

Na segunda estrofe, o poeta nos encoraja a sermos inteiros e autênticos em cada ação que empreendemos. Ele nos convida a colocar todo o nosso ser em até mesmo nas tarefas mais simples, a fim de expressar nossa verdadeira essência.

A metáfora da lua refletida na água, usada na última estrofe, simboliza a ideia de que quando nos dedicamos plenamente a cada aspecto de nossas vidas, assim como a lua brilha completamente em cada lago, vivemos uma vida mais rica e significativa. A lua não brilha apenas parcialmente em um lago, mas resplandece por completo, independente de onde esteja refletida. Da mesma forma, Pessoa nos lembra que nossa integridade e autenticidade devem ser constantes em todas as áreas de nossas vidas, independentemente das circunstâncias.

No geral, o poema nos convida a sermos verdadeiros conosco mesmos, a abraçar todas as partes de nossa identidade e a viver uma vida plena e autêntica. É uma mensagem inspiradora que nos encoraja a buscar a integridade em nossa jornada pessoal.