Google
 

sexta-feira, novembro 14, 2008

Da Uma De Louco


Advogar exige raciocínio rápido e inteligência...

Na Inglaterra um réu estava sendo julgado por assassinato. Havia evidências
quase indiscutíveis sobre a sua culpa, mas o cadáver não aparecera.

Quase ao final da sua sustentação oral, o advogado, temeroso de que seu
cliente
fosse condenado, recorreu a um truque:

-'Senhoras e senhores do júri, senhor Juiz, eu tenho uma surpresa para
todos',
disse o advogado, olhando para o seu relógio. 'Dentro de dois minutos, a
pessoa
que aqui se presume assassinada, vai entrar na sala desteTribunal.'

E olhou para a porta. Os jurados, surpresos, também ansiosos, ficaram
olhando
para a porta. Decorreram-se dois longos minutos e nada aconteceu.

O advogado, então, completou:

- 'Realmente, eu falei e todos vocês olharam para porta com a expectativa de
ver
a suposta vítima. Portanto, ficou claro que todos têm dúvida neste caso, se
alguém realmente foi morto. Por isso insisto para que vocês considerem o
meu
cliente inocente'.

Os jurados, visivelmente surpresos, retiraram-se para a decisão final.
Alguns minutos depois, o júri voltou e pronunciou o veredicto:

- 'Culpado!'
'Mas como?' perguntou o advogado... 'Eu vi todos vocês olharem fixamente
para a
porta, é por se concluir que estavam em dúvida!
Como condenar na dúvida?'

E o juiz esclareceu:

- 'Sim, todos nós olhamos para a porta, menos o seu cliente...'

' MORAL DA HISTÓRIA: NÃO BASTA TER UM BOM ADVOGADO SE O CLIENTE FOR BURRO '